Anderson Silva se pronuncia pela primeira vez
UFC 183 - Anderson Silva se emociona com retorno ao octógono (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Getty Images)

Anderson Silva se pronuncia pela primeira vez

O ex-campeão dos pesos médios do UFC, o brasileiro Anderson Silva quebrou o silêncio a respeito do seu caso de doping pela primeira vez. Por meio de um comunicado “em respeito aos fãs” publicado em sua conta do Instagram, o Spider diz que sempre jogou limpo e nunca foi trapaceiro.

Confira o comunicado na íntegra:

EM RESPEITO AOS MEUS FÃS: Não falarei nada sobre quem sou ou pelo que passei para chegar aqui. O que importa para mim agora é o respeito daqueles que acompanharam a minha carreira. Sangrei, me esforcei e lutei porque amo e porque sempre quis honrar a bandeira do país que tanto amo. Não sei pelo que me desculpar, pois ainda estou esperando os resultados e as análises dos especialistas que estão trabalhando para revelar a verdade. Tudo o que tomei desde minha lesão está sendo analisado. Procuro pela verdade tanto quanto todos aqueles que ficaram surpresos com o resultado. Sempre joguei limpo, nunca fui um trapaceiro. Em dezoito anos de carreira, nunca tive problema com testes. Dentro e fora do Octógono, nunca deslizei aos princípios que sempre me guiaram. Com muita honra e dignidade, sempre defendi meu país aonde quer que lutei. Nunca usei qualquer substância para melhorar o meu desempenho. Eu amo o que faço e nunca arriscaria o que demorei tanto para construir. Acho que a pressa que algumas pessoas têm em me condenar é injusta. O tempo necessário para destruir uma reputação é infinitamente menor do que para construir uma. Eu sou a pessoa mais ansiosa para resolver essa situação. Quero que aqueles que têm me apoiado saibam que ainda estou lutando para que todos os tristes acontecimentos dessa situação sejam esclarecidos.

No começo desta semana, a Comissão Atlética de Nevada (NSAC) resolveu suspender temporariamente o brasileiro Anderson Silva, que fica impedido de voltar a lutar até um próximo julgamento pela mesma comissão.

Anderson Silva se submeteu a dois exames de urina, sendo um antes de subir no octógono e outro quando voltou para o vestiário. Ambos apontaram a presença de drostanolona, mesma droga que já havia aparecido no exame antidoping surpresa do atleta feito no dia 9 de janeiro.

Sobre Fernando Neko

Editor-chefe e fundador do MMA by Neko. Empreendedor na área de mídia esportiva focada no MMA (Mixed Martial Arts) com mais de 7 anos atuando na área de jornalismo esportivo ligado ao MMA, Neko já foi colaborador de diversos veículos de comunicação relacionados ao tema.