Resultados do UFC 139: Shogun vs. Henderson

Resultados do UFC 139: Shogun vs. Henderson

UFC 139
UFC 139

- Evento: UFC 139: Shogun vs. Henderson
- Data: 19 de Novembro de 2011
- Local: HP Pavilion em San Jose, California, USA

– Poster :

UFC 139
UFC 139

- Card Principal:

Mauricio Rua vs. Dan Henderson
Henderson derrotou Rua por decisão unânime (48-47, 48-47, 48-47).

Wanderlei Silva vs. Cung Le
Silva derrotou Le por nocaute (socos e joelhadas) aos 4:49 do segundo round.

Brian Bowles vs. Urijah Faber
Faber derrotou Bowles por finalização (guilhotina) aos 1:27 do segundo round.

Martin Kampmann vs. Rick Story
Kampmann derrotou Story por decisão dividida (28-29, 30-27, 29-28).

Stephan Bonnar vs. Kyle Kingsbury
Bonnar derrotou Kingsbury por decisão unânime (30-27, 30-25, 30-27).

- Card Preliminar:

Ryan Bader vs. Jason Brilz
Bader derrotou Brilz por nocaute (soco) aos 1:17 do primeiro round.

Michael McDonald vs. Alex Soto
McDonald derrotou Soto por nocaute técnico (socos) aos 0:56 do primeiro round.

Tom Lawlor vs. Chris Weidman
Weidman derrotou Lawlor por finalização (triângulo de mão) aos 2:07 do primeiro round.

Rafael dos Anjos vs. Gleison Tibau
Tibau derrotou dos Anjos por decisão dividida (28-29, 29-28, 30-27).

Miguel Torres vs. Nick Pace
Torres derrotou Pace por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).

Matt Brown vs. Seth Baczynski
Baczynski derrotou Brown por finalização (guilhotina) aos 0:42 do segundo round.

Shamar Bailey vs. Danny Castillo
Castillo derrotou Bailey por nocaute técnico (socos) aos 4:52 do primeiro round.

- Bonus ($70,000):

Wanderlei Silva vs. Cung Le e Mauricio Rua vs. Dan Henderson – Luta da Noite (Fight do the Night) *
Michael McDonald – Nocaute da Noite (Knockout do the Night)
Urijah Faber – Finalização da Noite (finalização do the Night)

* Dana White pagou dois bonus de Luta da Noite (Fight do the Night).


Obs. Caso alguém queira repassar a matéria não há problema algum, basta citar o MMA By Neko como fonte. Obrigado por ajudar a divulgar nosso trabalho.

Sobre Fernando Neko

Editor-chefe e fundador do MMA by Neko. Empreendedor na área de mídia esportiva focada no MMA (Mixed Martial Arts) com mais de 7 anos atuando na área de jornalismo esportivo ligado ao MMA, Neko já foi colaborador de diversos veículos de comunicação relacionados ao tema.
  • JefãoPG

    Cara, que evento! Show de MMA! Shogun mostrou de onde veio e o que é lutar de verdade. Que raça, que raça! Mesmo com um knockdown Shogun não se abateu, continuou com o plano de jogo tentando encaixar upercuts, mas DH é casca grossa demais. O UFC tem que fiscalizar aquela mão direita do Henderson, tem concreto lá, só pode. A mão do cara é pesadíssima. Uma pena ver Shogun perder depois do que ele fez no 8!
    A escola do PRIDE mostrou ontem do que é capaz nas duas lutas principais! Quanta emoção ver Wand, meu primeiro ídolo de MMA vencer uma luta que poucos acreditavam que ele conseguiria e pela 1a vez gostei da narração do combate no final de uma luta, nessa o cara mostrou emoção!

  • Pedro

    Que luta, provavelmente a melhor do ano, infelizmente o resultado foi negativo para o Shogun. Mas Shogun é muita raça, porém gostaria de ver Shogun como ele lutou a primeira luta contra o Lyoto, quando ele sabia que o Lyoto era excelente no contra-ataque ele lutou de maneira perfeita sem se expor aos golpes. Nessa altura não tem como ele mudar o estilo, mas se ele pudesse fazer q nem contra o Lyoto parte 1 com mais agressividade seria perfeito. E o Hendo, o cara é um monstro mesmo tem que respeitar, já pegou muito casca grossa na vida. Se o Shogun voltar mais técnico e com a metade da raça que ele demonstrou não tem pra ninguém.

  • André

    Ótimas lutas num evento surpreendente, que eu já estava esperando muito mas mesmo assim o Shogun e o Wand superaram as minhas expectativas. O Wand mandou muito bem, lutou com cautela e soube controlar os momentos em que o adversário foi dominante, defendeu-se bem e no final RE-BO-COU o Cung Le, que eu acho que nunca tinha levado uma surra daquelas.
    O Shogun então sem palavras pra descrever a garra e o coração que ele demonstrou, luta do ano nessa porra! Tem gente por aí dizendo que o Shogun tava sem gas, sem gás?! O gás do cara tava mais em dia do que nunca, eu quero ver alguém tomar as porradas que ele tomou, ainda mais do animal do Hendo, e ao menos continuar em pé… não vou dizer que a performance do Shogun foi impecável por que ele se expôs um pouco aos socos do Hendo, mas sem dúvida ele sobrou na garra e no coração, quem assistiu a luta ontem sabe que viu história sendo feita, que batalha épica… o mais impressionante, na minha opinião, foi o queixo de aço tanto do Hendo quanto do Shogun, essa luta foi tipo Minotauro vs. Randy Couture, no UFC 102, pancadaria total.
    E por fim tenho que repetir a frase do Joe Rogan:”What a war between this two guys!”

    WAAAAAAAAAR Shogas!!!

  • James Jr.

    Algumas pessoas me perguntam: “Como vc consegue gostar desse esporte?”. Sempre antes de responder, fico em silêncio por alguns segundos e abro meu álbum de memórias, com algumas lutas inesquecíveis. Lembro de Wand vs Sakuraba, Crocop vs Vovchanchyn, Royce vs Severn, Minotauro vs Couture, Griffin vs Bonnar e outras batalhas. Aí então eu respondo: “Se vc visse tudo o que eu vi nesse esporte saberia responder a essa pergunta”. Ontem eu guardei mais um exemplar na minha coleção: SHOGUN vs HENDO. Inesquecível, um épico. A cada dia que passa tá ficando mais fácil responder essa pergunta.

  • Nickname

    Lutaça mesmo, mais achei que o shogun aceita muitos golpes o hendo vinha pra cima ele levantava a guarda e ficava esperando o hendo parar de bater.. tem que melhorar a técnica de contra pra nao apanhar assim…. poderia ter nocauteaco no 4, na verdade ele nocaouteou o hendo e o mesmo ficou em pé com o upper, mais um e era vitoria mais o gas ja era a esta altura

  • Pedro

    Duas lutaças, a do Wand trouxe uma nostalgia impressionante naquele final do 2º round. E o main event então, indescritível, só assistindo de novo pra ter uma noção da GUERRA que foi! Todas as previsões estavam certas, seria uma das melhores lutas de todos os tempos, como o Shogun mesmo disse: VIOLENTA. Hendo é um monstro em plenos 41 anos de idade, tem que ser respeitado e tem todos os méritos por ter vencido. Shogun teve uma garra e um queixo sobre-humanos, mas na minha opinião o que faltou ao brasileiro foi agilidade e usar mais seus chutes. Evento nota 10!!! Ah e parabéns ao BONNAR também, torci muito por ele e ele dominou a luta contra um adversário que bate duro.

  • danilo

    concordo ctg pedro….incrivel como alguem com a idade do hendo lutar aos 41 anos e em altissimo nivel. nunca foi nocauteado..pensei q seria ontem.. mais eu esperava que a luta desse empate ( 48 a 48 ) pq shogun ganhou de 10 a 8 o 5° round…mais o shogun é muito foda tbm ,,raça digna de nós brasileiros…vlw shoga!!!!

  • Mãozinha

    Parabens ao Wanderlei Silva, que fez uma excelente luta e muito inteligente, belo nocaute.
    Que decepção com o Mauricio Shogun, que veio treinar no Brasil, com o seu irmão o “Rei da estratégia”, tomou uma sova do Hendo, que mostrou como se luta e que foi o único que realmente lutou naquele combate. O Shogun disse que ficou treinando aqui pois a parte de estratégia era melhor e lutou de forma totalmente errada, não usou os chutes que são a marca registrada dele, lutou de forma tola, sabe que o cara apanha mas não cai. Fiquei muito triste, apanhou e depois apanhou, e aquele narradores ridiculos do Combate que são totalmente parciais em suas narrativas. Tomara que o Shogun volte a treinar com o Rafael Cordeiro, pois aquele sim conhece o MMA, não adianta só raça, tem que ter qualidade também, torci feito um louco e deu no que deu.

  • Didio

    ….Shogun não mé o mesmo..parecia um boneco tomando socos….sem o Rafael Codeiro logo o Mister Dana pede a cabeça do Shogun!!!

  • André

    Meu na boa, Mãozinha e Didio, onde é que vocês estavam na hora da luta?! “Decepção?!”,”Parecia um boneco tomando socos?!”,”Sem estratégia?!”… Pra começar, decepção é ver as lutas do Jon Fitch e do Chael Sonnen que se dizem lutadores quando na verdade são amarrões e possuem um jogo anti-luta e evitam o contato em pé com os adversários o tempo inteiro, o Main Event do UFC 139 não foi uma luta, foi uma verdadeira guerra, uma batalha épica que apenas os campeões são capazes de travar, foi numa luta como aquela que se separam verdadeiros lutadores que entram ali com o coração dos que estão ali pelo dinheiro e pelo status.
    E o Shogun não parecia um “boneco tomando socos” e nem estava sem estratégia, como vocês queriam que ele acertasse o Hendo sem se expor ao menos um pouco?! Em uma luta de animais do kickboxing e muay thai como aquela não há como acertar o outro adversário sem ser atingido, vale quem aguentar tomar mais porrada e continuar em pé golpeando o adversário e como já disse Rocky Balboa:
    “It ain’t how hard you hit, but it’s about how hard you can get hit and keep moving forward” – e essa luta foi só isso, o que imperou foi o coração e a raça dos lutadores, apanhar o Shogun apanhou, mas também bateu muito e foi reconhecido pelo próprio Hendo sendo a luta mais difícil de sua carreira… só um cego para não enxergar o quão guerreiro foi o Shogun ali, eu prefiro uma derrota como aquela do que uma vitória por amarração, mil vezes mais e sem sombra de dúvida!
    Ah, e só pra finalizar o próprio Dana White disse que a luta deveria ter sido um empate e que essa foi uma das melhores lutas de todos os tempos, concordo com ele em todos os aspectos… e desconcordo com a sua opinião de que o Dana vai manda-lo embora! (diga-se de passagem, um comentário muito estúpido de sua parte, com todo respeito)

  • Fujinho

    Eu achei a luta bárbara, Shogun foi só coração.
    Pra mim o único erro ele, foi deixar a decisão nas mãos dos juízes. Tava melhor o final do 4º e todo o 5º round. Pega o braço do Hendo quando ele estava tentando sair da montada, “arm lock” e pronto. Faltava 1 minuto!
    Tô errado?!

  • arthur

    eu concordo plenamente com o didio , onde ele tava com a cabeça pra ficar bem na frente do henderson e nao fazer nada,o cara botava a cara pra bater ,tava sem agilidade, a luta foi muito boa,mas achei o desempenho do shogun envergonhavel tirando a resistencia, é claro, mas deu muito mole na minha opiniao

  • Felipe

    Ok, não achei a resposta mas tenho certeza que vocês a tem: por que a luta do Shugun teve 5 rounds se não era disputa de título?

  • Didio

    ..André com relação ao empenho do cara tudo bem lutou com o coração mas cá entre nós o Shogun tem 29 anos contra 41 do Hendo, cara ele ta muito lento..o cardio ta fraco, contra o Lyoto ele não parou um minuto e pra ser sincero entrou um pouco melhor fisicamente quando lutou com o JJ, sou fã do Shogun e sempre vou ser só acho que o cara ta sem um time bom, estratégia errada, o Shogun ta sofrendo de depressão pós Pride, cara o MMA evolui se não treinar com um time de primeira e com os melhores já era, olha a diferença do camp que ele fez na Kings E agora compara a movimentação dele contra o Forrest e compara contra o Hendo, se ele estivesse 100% arrancava os poucos dentes que sobram no banguela, e para o Chefão Dana pode até ter achado que foi empate e talz mas o que conta é vitória para se manter e não elogios, é um empresa parcero se não der resultado é degola na certa não adianta ser camarada e o patrão elogiar!! tem que vencer! Shogun Força!

  • http://www.mmabyneko.com.br/ F. Néko

    Felipe…
    Nova rega, todas as lutas principais terão 5 rounds…
    Começou no UFC 138…

  • bruno

    ok. foi uma lutaça, mas o shogum tinha que ter finalizado, o hendo nao conseguia mais lutar no final, tava entregue.

  • Deison

    A única dúvida q ficou mesmo pra mim foi como o Shogun, que é faixa preta em BJJ, não conseguiu arrancar uma finalização no quarto ou no quinto round??? O Hendo deixou um monte de brechas e ele nem tentou uma submissão??? Lembram como o palha do Shields dominou o Hendo no segundo e terceiro round??? Pra finalizar o corpo do Shogun não é mais o mesmo, ta gordo sim!!!

  • Edilbertus

    Ao meu ver os juizes deram uma inclinada no resultado que seria um empate, mas a juizada só reconheceria resultado favorável ao Shogun caso o Hendo fosse nocauteado ou finalizado porque não haveria como maquear na pontuação. Quem viu o Hendo no 4º e no 5 hounds?

    E para os que acharam que o Shogun lutou mal o John Bones Jones atual campeão da categoria em seus comentarios no twiter deu vitoria para o Shogun no 1º hound, 4º hound e no 5ºhound!!!!

  • Pedro

    “Depressão Pós-Pride” – o Didio resumiu tudo! Dá pra notar que o Shogun não é o mesmo, parece não ter muito ímpeto, muita vontade, só vai resistindo como pode. A luta foi foda sem dúvida, mas o Shogun precisa parar e repensar a carreira, resgatar sua agilidade e condicionamento. Do jeito que tá vai acabar sobrando pro segundo escalão da categoria. Ele só conseguiu esse resultado “apertado” na decisão porque com 41 anos, o Hendo não ia mesmo conseguir manter um nível tão foda por 5 rounds.

  • Murilo Marcello

    Que evento foi esse um dos melhores do ano. Luta do Shogun vs Hendo melhor luta do ano ate agora… mas se o Hendo for lutar com o vencedor de Jon Jones vs Lyto e for com esse gas de dois rounds, sera dificil ganhar o cinturão.

  • http://www.twitter.com/dedeusteflon De Deus

    Eu não vi a mesma luta que o André e outros amigos. Vi a luta que o Mãozinha e ouros viram. Pra mim o Shogun foi entrega, foi garra, foi coração, e só. Pra mim ele apanhou os 4 primeiros rounds e no 5º round só ficou montado sem nenhuma efetividade.

  • Douglas M

    Eu axo o seguinte…tds comentario tem alguma coisa de razao… naum tudo…mas tds tem uma ponta de sentido…
    agr galera… vamo combina neh.fala eh facil…. entra na porra da luta e poem a cara pra toma soco pra ver… la dentro a bagulho eh tenso..eh matar ou morrer.. mesmo com a tds as vantagens ou desvan tagens…. foi uma guerra ambos tiveram a oportunidade de ganhar… soh axo q tinha q ser empate…para ser justo…

  • Rick

    HENDO QUEIXO DE AÇO HEHEEEE…

  • Pedro

    A lição que fica aos futuros adversários do Hendo é… não exponha seu queixo àquela mão direita.

  • André

    Roubaram o shogum, um resultado desse nunca aconteceria no pride, a luta foi no minimo impate !!!

  • NickName

    na boa eu concordo alguns até me criticaram por criticar o modo de luta do shogun , achei realemnte coraçao puro, muita raça, muita vontade mais sem gas e tecnica tb… defesa que ele fazia é piada ao invez de girar ele recuava até encostar levantava as maos na guarda e ficava sem reaçao até o hendo parar assim nao da né…. disse que treinou muito bjj mais teve uma chave de pé facil que o toquinho arrancava o joelho do hendo naquela hora e nao conseguir fechar no quinto rond teve varias oportunidades com o braçao do hendo la marcando e ficou montado sem fazer nada.. tinha gas nenhum intao ia pra finalizaçao ao invez de ficar dando tapinhas…

  • Maozinha

    Escrevi no calor da luta, estava muito puto, mas vamos a uma analise racional.
    A luta foi sem dúvida uma guerra, como o próprio Shogun disse VIOLENTA, porém que mais foi prejudicado por essa violência foi o Shogun, que apanhou 2 rounds e meio, só apanhou nesses rounds, no fim do 4º e no 5º todo foi dele, porém foi pouco pelo que o Hendo fez, pois ele deu 2 KO no Shogun no 1º round e foi isso que determinou a vitória, no detalhe para o Hendo, o 4º foi meio a meio, mesmo o Hendo tomando um sufoco, mas foi mais pro final, então ai deixa a margem de erro e o 5º indiscutível 10 a 8 para o Shogun, que lutou na raça e não com técnica.
    Voltando agora para a minha crítica, o Shogun disse que ficaria aqui no Brasil, pois o treinamento de estratégia aqui seria melhor do que com o Rafael Cordeiro, que faz um treinamento físico melhor (foi a única coisa que ele usou), é ai que eu fico puto, o Wand mostrou claramente uma evolução para o MMA moderno, fazendo uma luta inteligente, analisando o seu oponente antes de ataca-lo feito “O Cachorro Louco” que ele é.
    Então fica ai a pergunta para o meus amigos daqui do Neko, que assistem desde o Pride igual eu: Realmente é melhor treinar aqui no Brasil, com o Murilo “Nija” (que não é campeão de porra nenhuma) ou com o Rafael Cordeiro, que tira água de pedra?
    Desculpa qualquer coisa, mas estamos aqui para trocar idéias e informações!!
    ABRAÇOS!!!

  • http://www.classificadosx.com.br/ acompanhantes

    shogun nao sabe oque e katagatame ?
    porra teve 3 chance na montada e nao tentou nem 1 ?
    armilock e triango sem o kimono e foda de mais ( escorrega ) mais o katagatame e mais dificil de sair !
    na minha opniao ele so ganhou o ultimo round mesmo
    logo no primeiro ja vi que ele ia ser massacrado
    mais aguentou que nem um guerreiro !!!
    parabens mesmo, foi um lutao !!

  • http://www.mmabyneko.com.br Marcos

    O que faltou para o Shogun, foi ter estudado o Hendo. Ele fez tudo ao contrário do que deveria ter feito. Ele se expôs demais, o deixando vulnerável para os golpes do Hendo. Acho que ele errou em ter ficado no Brasil treinando com o irmão dele. O Rafael Cordeiro é um treinador excelente, deveria ter se preparado com ele. Espero que o Shogun tenha aprendido agora, e não cometa esses erros, tanto como antes da luta, na parte da estratégia, como dentro do octágono.