UFC 151 terá Jon Jones vs. Dan Henderson
UFC 145: Jon Jones usou muito bem os cotovelos para desnortear Rashad Evans (Foto: Divulgação/UFC)

UFC 151 terá Jon Jones vs. Dan Henderson

UFC 139 - Dan Henderson trava batalha épica contra Mauricio Rua

A defesa de titulo do campeão dos pesos meio pesados do UFC, o americano Jon “Bones” Jones, contra a lenda do MMA americano Dan Henderson, já tem data e local definido para acontecer. O confronto irá ocorrer no card do UFC 151, programado para o dia 01 de setembro em Las Vegas, Nevada, EUA.

A noticia foi confirmada pelo presidente do UFC, Dana White, através da sua conta no twitter (@danawhite), oque significa que os lutadores já tem uma acordo verbal para que a luta ocorra.

Jones vem de três defesas de cinturão bem sucedida, contra três ex-campeões da categoria, Quinton “Rampege” Jackson, Lyoto Machida, e mais recentemente contra o seu ex-companheiro de treinos, Rashad Evans.

Já Henderson, depois de conquistar o cinturão dos meio pesados do Strikeforce, conseguiu a sua “passagem” de volta para o UFC, e reestreou pelo evento enfrentado o ex-campeão Maurício “Shogun” Rua, fazendo a melhor luta do ano de 2011, conquistando a chance de disputar o titulo dos meio pesados do UFC.

Obs. Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. Caso alguém queira repassar a matéria não há problema algum, basta citar o MMA By Neko como fonte. Obrigado por ajudar a divulgar nosso trabalho.

Sobre Fernando Neko

Editor-chefe e fundador do MMA by Neko. Empreendedor na área de mídia esportiva focada no MMA (Mixed Martial Arts) com mais de 7 anos atuando na área de jornalismo esportivo ligado ao MMA, Neko já foi colaborador de diversos veículos de comunicação relacionados ao tema.
  • Pingback: UFC 151 terá Jon Jones vs. Dan Henderson | MMATube()

  • André

    Acho que já é consenso aqui no blog e todos concordam que o único jeito do Hendo ganhar é se encaixar algum golpe, porém, infelizmente, é improvável que aconteça. Hendo não tem envergadura, vem sendo facilmente quedado por lutadores não oriundos do Wrestling e sua movimentação e cardio já não estão lá essas coisas. Evidentemente que será uma presa fácil para o Jones, mas como fã é fã torço para que ele traga algo novo ou encaixe um ‘Meteoro de Pégasus’ mesmo.

  • NickName

    nao vejo o henderson vencendo esta luta de maneira alguma… se ganhar vai ser num soco achado e só…. mais um pro jones fazer o nome…

  • R

    O Jones vai fazer nome em cima da categoria inteira então, por que o alexandre gustafson é o nome da vez depois do hendo, e não vejo nem uma perpectiva de vitória. Phil Davis, pfff, vai perder fácil, a não ser que tenha aprendido algo com a derrota para o Evans.
    Jones vai zerar a categoria.

  • Claudio Brito

    Hendo… A queda de Jones !
    To na torcida e acredito…

  • Mig

    É justo q o Hendo lute pelo cinturão. É um cara muito duro, quase impossível de nocautear…
    Claro q o jones continua o favorito… mas se o Hendo não ganhar, não vejo ninguem mais de relevância pro jones enfrentar… phil daves, minotouro, gustafson… nenhum deles vai nem se quer arranhar o cinturão do jones…

  • juliano

    o certo seria o alexandre , mas como o ufc da uma colher de cha para alguns lutadores de mais nome, acho que a unica forma do hendo ganhar essa luta e se a direita dele entrar , por que a mao direita dele e pesada,acho que ele nao consegue quedar e se conseguir acho q o jon jones consegue levantar rapido! vai ser uma luta interessante

  • juliano

    o galera da uma olhada nesse vídeo o cara imita os lutadores muto bem http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QN4EeSGw7ik

  • Feh

    Particularmente gosto muito do Hendo, é um ótimo lutador, mas ele não vai ganhar do Jones! só na sorte, por que o Jones além de ter ótimas qualidades pessoais, também tem estrategia.
    Vai manter o Hendo longe nos primeiros Rounds e depois de cança-lo e terminar o serviço.

  • André

    Obviamente que o Hendo não vai ser nocauteado, se ele não apagou com as patadas do Shogun vocês acham que ele vai ser nocauteado pelo Jones?!

  • NickName

    André só nao esquece que o jones vai bater com muito mais gas que o shogun… que morreu nos ultimos rounds..

  • Natan

    André o shogun não nocauteou pq estava morrendo, e se o jones for para a montada ele não vai descer a porrada e sim com cotoveladas, não podemos nos ater ao fato do hendo nunca ter sido nocauteado, o jones é muito mais inteligente que o shogun, visto a situação da ultima luta o jones teria finalizado, mas como disse o shogun se ateve ao fato do hendo nunca ter sido nocauteado e quis fazer historia, coisa que faz pouca diferenca visto a idade, o tanto de lutas que ja fez e contra quem lutou mesmo que o hendo seja nocauteado agora não vai mudar em nada sua historia, a opnião da galera é unanime e realista hendo só tem uma chance acertar um h-bomb visto na luta com o evans ficou meio que a duvida se o queixo do jones é tão resistente assim, mas acredito que o jones vai levar a luta logo no inicio para o chão e tentar finalizar, outra coisa que vejo são as pessoas falando do Gustafson que ele não é bom o suficiente, isso e aquilo, eu via as pessoas falarem a mesma coisa do jones quando ele começous, que ele era promessa, e coisa e tal, quer ver quando receber o title shot, meuuu deusss só faltaram matar o joe silva por casar essa luta visto que o jones não tinha ainda sido “testado” então acredito que o Gustafson seja o proximo desafiante.

  • Mãozinha

    Mais uma vitória para o Jones!!!

  • André

    Nickname, independente do Jones bater com ou sem gás ele não vai nocautear porque não tem ‘punch’ o suficiente para isso, ou você acha normal um preto de 1,94cm pesando mais de 100kg socar e chutar um adversário durante cinco rounds e não conseguir nem ao menos um knockdown é normal? Pra mim não é, ele pode até ser muito bom mas não é um ‘knockout artist’ evidentemente, e numa luta contra o Hendo que tem cimento no queixo duvido, e muito, que ele consiga vencer sem ser por finalização ou por pontos.
    Natan, as cotoveladas não são golpes tão poderosos assim, só servem mesmo é para cortar – e agradar a audiência, obviamente – por isso é que eram ilegais no Pride, pois um corte muito profundo devido a uma cotovelada poderia parar um combate já ganho para o lutador que levou essa cotovelada e cometer uma injustiça. Sábios japoneses, mas acredito que as cotoveladas do Jones não serão tão efetivas contra o Hendo porque o cara tem pele de jacaré e nunca se corta nas lutas, no máximo fica com alguma hematoma e talz.
    Pra mim a luta vai rolar mais ou menos igual a do Rampage, duvido muito que o Jones não vença por finalização, como já disse anteriormente também tenho a opinião de que só uma ‘H-bomb’ para salvar a luta pro Hendo mesmo.

  • Carlos Dornelles

    Me desculpem pequenos pôneis, mas falarei a verdade por trás de tudo para vocês.
    A organização do UFC está a favor do bones nesta luta, por quê? Pelo simples fato do Henderson estar a caminho da aposentadoria e nunca ter sido nocauteado, mais um “boom” para alavancar o garoto deles, hendo ganha um bom dinheiro com isso, bones vai estrassalhá-lo com suas cotoveladas no GnP e continuará seu reinado construído, possívelmente comparando com AS mais ainda e toda aquela história que cansamos de ver.

  • Claudio

    Que conversa é essa que as cotoveladas de Jones não tem efeito nenhum? Que só cortam? Jones deu uma que Evans bambeou e viu estrelas por um instante. E Vera que não aguentou as cotoveladas dele? E Lyoto que ficou grogue depois de tomar uma? Até concordo que com as mãos ele ainda não provou que tem punch, mas com os cotovelos e joelhos tem!
    Outra coisa, não vi o Jones se abalar em nenhum golpe de Evans, ele só se afastou porque não é trouxa de tomar murro na cara e ficar parado.

    Dá um tempo vcs, não querem admitir que Jones é absoluto na categoria. Jones não vai nocautear Henderson, mas vai dominar a luta mais uma vez até finalizá-lo quando ele estiver morto de cansaço, até porque fugir de Jon Jones cansa e foi isso que Evans fez. O único lutador que buscou a vitória com Jones foi Lyoto, Evans quis só sobreviver depois de todas as bobagens que falou.

  • Natan

    Como assim cotoveladas não tem força ? hsauhasusa… Jones é absoluto na categoria, e por hora não vejo ninguem perto dele, talvez o lyoto em um dia muito inspirado, mas seria legal fazer mais umas 2 lutas antes de um title shot denovo, e tem o gustafsson que veja bem não estou dizendo que ele é igual ao jon jones, mas vejo as mesmas pessoas falando as mesmas coisas dele que falavam do jones na sua corrida ao titulo.

  • André

    Claudio, cotoveladas não tem força igual a um soco, o Evans bambeou ali porque já tinha levado vários golpes e essa bambeada só serve pra mostrar que o Jones não é esse ‘monstro sagrado’ que todos estão falando. Vou repetir minha pergunta, você acha normal um preto de 1,94m com mais de 100kg bater em um adversário com toda sua força e não conseguir nem ao menos um knockdown? Tudo bem o Lyoto ficou meio grogue, porém, isso aconteceu mais em virtude do corte do que pela potência do golpe. Com relação ao Vera confesso que tinha me esquecido do ocorrido, mas ele também já tinha apanhado bastante.
    Mas o que proponho pra você agora é um raciocínio lógico, tente se lembrar do brutal nocaute que o Hendo deu no Michael Bisping, os nocautes do Cigano até o chute frontal do AS também pode ser incluído nessa comparação. Lembrou-se? Perceba que nos casos citados acima, com exceção de um ou outro nocaute do Cigano, não foi derramada nenhuma gota de sangue no processo. Agora tente-se lembrar de algum nocaute que foi dado SOMENTE por cotoveladas, pronto está aí a minha linha de raciocínio, eu não disse que as cotoveladas são golpes sem efeito(é só re-ler o que eu disse pra perceber), eu disse que as cotoveladas mais servem para cortar e dar plasticidade ao combate. Outra coisa não disse que o Jones não era absoluto na categoria, reconheço a supremacia do moleque, mas é aquilo, mesmo não conseguindo enxergar ninguém para derrota-lo na LightHeavyweight eu não considero uma lenda ainda, evidentemente que ele tem grandes chances de se tornar um dia mas POR ENQUANTO eu não vejo isso.
    E por último, “Outra coisa, não vi o Jones se abalar em nenhum golpe de Evans, ele só se afastou porque não é trouxa de tomar murro na cara e ficar parado.”, aham… e aquele chute na cabeça que ele tomou no primeiro round? Se aquilo não foi ficar abalado eu não sei o que foi.

  • Claudio

    André, não vi o Jones se abalar com chute nenhum, apesar do Evans tê-lo acertado algumas vezes com contundência. Aliás, não vi o Jones se abalar com nada ainda.
    Jones realmente ainda falta provar que sua mão é pesada porque até agora nada, mas mesmo assim é absoluto e não dá chance pra nenhum adversário. Toda luta torço contra o Bones, mas não tem jeito, ele é MISERÁVEL! Temos que aplaudi-lo, vai fazer história.

    Tenho dúvidas se Hendo vai se arriscar pra tentar nocautear (porque só se arriscando pra um cara da envergadura do Hendo entrar na guarda do Bones)ou se ele vai ser mais burocrático pra não sofrer o risco de ser nocauteado já perto de se aposentar. (Eu ainda tenho dúvidas se Jones tem ou não poder de nocaute).
    Abraço!

  • Natan

    Cara não é porque a cotovelada corta que ela não tem poder de nocaute, as cotoveladas são devastadoras, e só para citar um exemplo de nocaute com cotovelada sem corte, Nick Denis x Joseph Sandoval, assista a luta e depois me fala, outra coisa quem aqui ta falando que o jones é lenda? Oo me mostra o comentario de alguem falando isso, pois acredito que ninguem falou isto, mas concordo com o Andre na parte de que o jones balancou com o chute do Evans, mas Claudio não é a questao do Hendo se “arriscar” mas sim a unica chance dele, o Evans tinha um plano de luta, no qual incluia frustar o jones nos primeiros rounds e usar o seu wresteling para vencer por pontos, mas entretanto não conseguio aplicar seu jogo e perdeu, hendo só tem um jogo, e não é segredo, é porrada! Hendo não tem um bom cardio, nem uma excelente defesa de quedas ou seja, torço para um h-bomb entrar, maaaaaaaassssssssssssssssss mesmo que uma h-bomb entre e o hendo nocautei o jones digamos assim, o dana branco acabaria dando a revanche para o jones e a a chance de 2 h-bomb entra é de uma em um milhao, acabaria acontecendo igual gsp x matt serra.

  • Anderson

    “Cotovelada não é tão forte qto soco” é pq nunca levaste uma na Lata.

    Papinho furado.

  • h1

    Anderson,

    Se vc entende de física vai perceber que em um cruzado, o comprimento do braço do atleta interfere na velocidade angular final que a mão dele irá atingir. Em uma cotovelada a fato do braço estar dobrado diminui o “raio” do golpe, ou seja aumenta a velocidade final MAS pouca massa será utilizada no golpe. Como a “potencia” de um golpe é diretamente proporcional a massa do atleta um soco geralmente tem mais potência que uma cotovelada.

    A grade vantagem em usar os cotovelos está no conceito de pressão, já que grane força será concentrado em uma pequena área aumentando os danos físicos no local.

    Outro fato relevante é o uso do tríceps para aumentar a aceleração do braço que ajudaria na Força final do golpe já que força é diretamente proporcional à aceleração segunda a terceira Lei de Isaac Newton.

    P.S.: O tamanho do braço ajuda também a melhorar a velocidade final já que o deslocamento será maior.

  • h1

    Resumindo:

    Num soco, devemos considerar duas situações hipotéticas em que a força total seria a soma das duas forças secundárias, seriam elas:

    1° – Giro do quadril,
    2° – Deslocamento do Braço.

    Numa cotovelada não há deslocamento do braço, logo a força de uma cotovelada em unicamente do movimento do quadril do atleta. Já em um soco convencional, o tríceps alavanca os punhos para frente fazendo mais massa “entrar em ação” alem de aumentar a aceleração e a velocidade final do golpe contribuindo e MUITO no aumento da força final.

    Biomecânica é foda.

  • Natan

    Seu conceito é valido mais voce se perdeu um pouco nele h1, a força da cotovelada vem de seu torque impulsionado pelos musculos biceps, triceps e o deltoide, alem de que a area de contato de uma cotovelada é muito superior a de um soco.

  • h1

    A área de contato de uma cotovelada é maior que a área de um soco?

    Nunca, as cotoveladas fazem a extremidade do antebraço tocar o atleta adversário em uma área muito pequena, a ulna (osso do cotovelo) tem uma área muito menor que um punho fechado. Qualquer pessoa que já tenha treinado Muay Thay sabe que o grande poder de corte de uma cotovelade deve-se ao conceito de pressão (P=F/A, pressão é igual a força pela área aplicada).

  • h1

    A força de uma cotovelada vem do giro do quadril, assim como qualquer soco. Um soco, um chute ou uma cotovela sem o movimento de “encaixe” do quadril diminuem e muito a potência final do golpe. A força de um golpe é proporcionada pelo movimento da massa do atleta (seu “peso”). Atletas maiores sempre irão socar/chutar mais forte justamente por esse conceito.

  • h1

    Outra coisa, a principal função do tríceps é a de estender o cotovelo (projetando o antebraço), coisa que não acontece em uma cotovelada.

    No mais concordo com vc, esqueci do trabalho dos ombros e bíceps.

  • Natan

    Quando eu relevei a parte de contato não levei em conta somente aonde a ulna se inserce e sim uma boa parte do antebraço tbm aonde se inserce o radio e a ulna, no caso uma cotovelada horizontal e não vertical, mas no mas gostei da discução, hasuhsuahsa quem disse que quem gosta de mma só tem que saber de porrada? hasuhas

  • h1

    Pois é Natan, acho que é bem subjetivo isso pois depende da técnica de quem está usando o golpe. Se o lutador for experiente, com certeza ela saberá usar a pontinha do cotovelo.

    Mais uma vez concordo, conhecimento em física e biologia é essencial para o MMA, acho que assim que surgiram as alavancas do BJJ.
    =p